domingo, 11 de setembro de 2011

O que são Microcontroladores?


Alguém já ouviu falar em microcontrolador e ficou se perguntando o que é e para que serve? Pois é, imagine um computador em miniatura que possui um conjunto reduzido de instruções mas que é capaz de controlar inúmeras coisas como a temperatura do seu forno microondas, a temperatura de um dado ambiente e até acionar motores! O objetivo é criar um dispositivo que seja semelhante ao chip de processador usado em seu notebook ou desktop mas seja projetado para aplicações específicas e que exija bem menos potência para funcionar. Foi então que surgiu o PIC (Programmable Interface Controller ou controlador de interface programável) fabricado pela Microchip. Dentro desta "pastilha" preta cheia de pinos acima, há inúmeros módulos, por assim dizer, que possuem características importantes para o funcionamento do conjunto.

Aí dentro encontramos diversos dispositivos de entrada e saída e periféricos. Ou seja, encontramos um conversor Analógico/Digital, memória, uma CPU para processar os dados, dentre outros. O conversor serve para obter dados provenientes de sensores e convertê-lo para um sistema que seja fácil do computador interpretar. Os dados que estão na natureza possuem muitas vezes natureza analógica, ou seja, sinais contínuos no tempo. Os computadores só entendem 0 e 1, então é preciso converter esse sinal contínuo em uma sequência de zeros e uns!!
A memória é usada para guardar o programa que a gente faz usando a linguagem C, por exemplo, dentro do chip para ele poder ser executado, e, ao ser desligado, o seu conteúdo não seja perdido!
E também uma memória volátil, aquela que os dados são perdidos quando tiramos a alimentação (energia).

O uso desses componentes pequenos está cada vez mais comum hoje em dia já que sistemas específicos e projetos direcionados são cada vez mais necessários. Você aí, se tiver uma fazendo e quer que a sua irrigação seja monitorada 24horas por dia para que não haja prejuízos, com certeza você pode "encomendar" um sistema desse de um Engenheiro por exemplo. Ele vai desenvolver o programa e adquirir os sensores corretos para monitorar e quem sabe, se for preciso, acionar alguma coisa. Ele vai fazer uma plaquinha que vai conter lá o elemento principal para fazer todo o gerenciamento do sistema, o Microcontrolador! Um sistema desses você pode encontrar por aí, garanto que não vai ser fácil, e pior, talvez não seja 100% adequado para o seu problema. Então é por isso que sua aplicabilidade é muito grande. Já que cada situação possui suas características que precisam ser desenvolvidas especificamente para cada cliente.

Esse chip também possuem pinos usados para enviar sinais para serem interpretados por um computador via comunicação usb ou serial. Então além de monitorar a sua fazenda, ele ainda pode enviar os dados para serem salvos em HD e analisados depois, e por aí a imaginação ajuda bastante nessas horas, colocar tudo em banco de dados, criar gráficos, analisar em qual época do ano tal fenômeno é mais presente, onde é preciso aumentar ou diminuir a quantidade de água e etc!
Bem é isso, espero que tenham entendido um pouco do que expliquei!

Um comentário:

SanUSB disse...

Prezados,
existe um grupo de cooperação em eletrônica SanUSB (tinyurl.com/SanUSB) com
apostila livre de microcontroladores PIC USB, Periféricos e robótica de baixo custo disponível em http://www.4shared.com/get/Qst_pem-/100923Apostila_CPIC.html
. Conteúdo para os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OSX.

Alguns sites com links deste material didático:
http://mecatronicananet.blogspot.com/
http://www.clubedaeletronica.com.br/tutoriais.htm
http://www.labdegaragem.com.br/wiki/
http://www.roboticalivre.org/portal/
ensino.univates.br/~lsantos5/pic/Apostila_CPIC.pdf
http://teago.futuria.com.br/tip/5/
http://moodle.stoa.usp.br/file.php/510/USB-3.pdf
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Gravacao-de-microcontroladores-PIC-via-USB-pelo-terminal-do-Linux/
http://sanusb.blogspot.com


Um abraço,