sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

3DSP? Nunca mais!


Placa wireless 3DSP
Hoje venho compartilhar com vocês, usuários de notebook MUB (Microboard Ultimate Black) da Microboard que vem com a placa de conexão wireless 3dsp de fabricação chinesa, o fim dos meus problemas com a rede sem fio. Recentemente instalei o Windows Seven e, ao instalar o driver da dita placa e usá-lo, volta e meia dava a famosa tela azul. Não sei por que isso, mas o problema era por conta da placa. Sempre a usei no Xp e sempre funcionou bem, não tenho do que reclamar. No entanto, eu gosto de usar Linux e na versão open source dos drivers o negócio é um pouco complicado.

Eu tenho a preferencia pela distro Debian. Mas eu tinha uma barreira que impedia de usá-lo. Os drivers não funcionavam corretamente. Para compilar era um trabalho e tinha que renomear uns diretórios e mesmo assim não funcionava. Quando pensava estar tudo ok, a placa não tinha um bom desempenho. Instabilidade na conexão e superaquecimento do meu note são só 2 problemas que listo... Só havia uma distribuição Linux em que os drivers funcionavam corretamente: Ubuntu. Você baixava o pacote .deb e instalava numa boa. Só que eles tinham limitação de versão do kernel e, sempre na próxima versão do Ubuntu que sair e tiver uma atualização do lernel, o drive pára de funcionar. Então teria que e esperar sair o pacote pré-compilado para a próxima versão do Ubuntu. Ou seja, sempre ficava dependendo do pessoal desenvolver o próximo pacote para a versão... Isso não é uma coisa boa!

Mas há o código fonte, você poderia compilar e resolver o problema... Não! Simplesmente esse código fonte só funcionava também no Ubuntu. Tentei inúmeras vezes instalar no Debian mas aí aparecia a famosa frase dessa placa quando abria o seu gerenciador: “no valid wireless device”.

Então, já cansado de ficar limitado a usar ao o Ubuntu,  abdiquei do bluetooth (só para lembrar, a 3dsp possui wireless e bluetooth na mesma placa) e a troquei. Antes de tudo, precisava pesquisar quais placas teriam suporte no Linux ou pelo menos drivers que funcionassem. Isso pode ser visto para o Debian aqui. Achei duas placas de nome no mercado que teria suporte no Linux: atheros e rtl. Não achei atheros com preço acessível. Então parti para a rtl. Mas possuem 3 versões. Eu optei pela rtl8187b da azurewave. Além de ter suporte, possui drivers open source. E, para nossa alegria, o Debian Squeeze já possui módulo para essas placas: rtl8187. Bastava então instalá-lo e carregar. 

Placa RTL8187B da Azurewave
Comprei a placa Minipci no valor de 39 reais. Abri o notebook e fiz apenas trocar pela 3dsp reconectando os cabos da antena da mesma maneira que estavam. Liguei o notebook e pronto. Tanto o Windows quanto o Linux reconheceram automaticamente o driver. Fiquei surpreso já que tinha separado os drivers.. Mas o importante é que agora tenho a liberdade de escolher qualquer distribuição Linux porque essa placa tem suporte em muitas versões do kernel e o código fonte esta disponível para instalação manual. E, na pior das hipóteses, pode usá-la com o ndiswrapper. A 3dsp não funcionava com o ndiswrapper porque não possui o arquivo necessário.    

Então, para aqueles que ainda têm dor de cabeça com essa placa, segue mais uma experiência de alguém que resolveu trocá-la para ter melhor desempenho e liberdade com seu notebook MUB!

3 comentários:

MundoCuriosidade disse...

e ai..tem que gravar um video quebrando essa placa a "dentada"..no mimimo!!!!

Bruno Sampaio Pinho disse...

É mesmo!! Ia dar uma martelada, mas vou deixar guardada, vai saber..

Leonardo Campello disse...

Brunão, resolvi de vez trocar a minha. Desde aquele tempo nunca comprei uma. Estou pensando em comprar essa aqui. O que acha?