quinta-feira, 16 de julho de 2009

Segurança para computadores

Como as pragas de computadores duplicam a cada nascer do sol, temos que ficar espertos e manter o mínimo de segurança em nossos Pc's para preservar a segurança de nossos dados.
Eu já vasculhei a net atrás de antivirus poderosos e concluí que, na verdade, a chave da segurança é evitar cliques em páginas de email falsos, manter as atualizações em dia e não executar qualquer coisa que se vê pela frente.
Um bom antivirus que uso atualmente é o Avira. Muito bom e ainda é grátis. Se quiser baixar clique
-> Aqui
É bastante fácil de usar. Depois de instalar é so clicar no ícone perto do relógio e...

Abre um menu parecido com esse se for a versão mais nova. Devemos ficarmos atentos a essas duas opções:



Devemos fazer regularmente uma varredura em nosso pc por completo "Scan system now" e ficar atentos para as atualizações das chamadas vacinas do antivirus para ele ficar informado das pragas que surgem na rede.
Geralmente as atualizações são feitas automaticamente pelo programa.

Quarentena

Logo ao lado em "Administration" temos "quarantine", é aqui que os arquivos supostamente infectados ficam guardados. Se o seu antivirus achar alguma praga ele fica aqui para ser observado pelo programa, caso seja algum arquivo importante seu que não pode ser apagado. Tem opção para reescanear o arquivo e apagá-lo de vez do pc. Você pode também tentar fazer operações para melhorar a situação do pc, como movê-lo de lugar para que não possa ser executado da próxima vez em que o pc ligar.



Outra dica importante é manter as atualizações automáticas do windows (caso use o XP) e o firewall sempre ativados. Eles servem para evitar que falhas de segurança do sistema fiquem expostas para crackers invadirem e fazer aquilo tudo que sabemos que eles são capazes.
(Cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, de forma ilegal ou sem ética.)
O firewall serve como uma barreira para impedir ataques feitos ao seu pc enquanto usa a boa e velha internet. E as atualizações são um meio de os desenvolvedores do sistema operacional divulgarem o que precisa ser melhorado para manter o uso saudável do sistema e da internet pelos usuários.

Devemos ficar atentos aos emails que recebemos que colocam no "corpo" da mensagem algo do tipo: anexo, clique aqui, isso é um link para um site malicoso que redireciona para um script ilegal que ao executar pode ser um espião que fica armazenado no pc salvando tudo que digitamos inclusive senhas para depois causa problemas. Em emails do tipo hotmail, os anexos vêm logo depois da lista de contatos que receberam a mensagem, e não no corpo da mensagem.
Se vier algum link para clicar no email, verifique embaixo, no rodapé da janela do navegador se, ao colocar o mouse em cima dele, aparece um endereço coerente com o que ele solicita, senão, não clique, se clicar e entrar numa página que pede para aceitar a execução de algo, cancele para não prejudicar seu pc.
Alguns emails que recebemos pode vir compactado em formato .rar ou .zip, observe se dentro dele há algo com a extensão .exe ou .bat, se não for um programa que você vai instalar que possua a extensão .exe , não abra, porque esses são programas executáveis que podem conter alguma coisa para te azucrinar o juízo. Mais uma vez, os programas que instalamos em nosso pc possui a extensão .exe, por exemplo winrar.exe é o instalador do winrar... se por acaso receber algo do tipo: foto_semana_passada.exe isso com certeza é vírus.

Espero ter ajudado em alguma coisa!!
Ah, tem também os programas que auxiliam na busca de espiões, os chamados antispywares, eu recomendo também ter um no pc para estar sempre buscando por espiões. Tem um bom: Superantispyware e o spybot.
Valeu, até a próxima!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Ahh me ajudou muito..agora não preciso me desesperar tanto com medo dos vírus, já sei o que fazer rsrs
Bjos, meu gato!

Anônimo disse...

E brigada pelo tema do post... ;)

Bruno Sampaio disse...

de nada!!
bjão

Anônimo disse...

Fala Lane!! hehehe

O Avira é excelente. Ja me bati muito pra encontrar um antivirus pelo menos razoável, diante de tantas pragas diárias como tu falou, e sem sombra de dúvidas, dos gratuitos, o Avira é o melhor. Estou usando a versão mais nova, to sempre atualizando, e faço varredura do sistema completa, pelo menos 2 vezes por semana. Muito interessante esse tema, vai ajudar muita gente. Valeu!!

Bruno Sampaio disse...

valeu, eu justamente atualizei o meu porque tu me avisou!
flw, abração