domingo, 21 de fevereiro de 2010

O que é Roteador?



Bem, pessoal, continuando a série "Redes", aí vai a explicação de mais um componente muito importante em uma rede, o roteador!
Roteador (estrangeirismo do inglês router, ou encaminhador) é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, a comunicação entre diferentes redes de computadores provendo a comunicação entre computadores distantes entre si.
Roteadores são dispositivos que operam na camada 3 do modelo OSI de referência. A principal característica desses equipamentos é selecionar a rota mais apropriada para encaminhar os pacotes recebidos. Ou seja, escolher o melhor caminho disponível na rede para um determinado destino.
Os roteadores utilizam tabelas de rotas para decidir sobre o encaminhamento de cada pacote de dados recebido. Eles preenchem e fazem a manutenção dessas tabelas executando processos e protocolos de atualização de rotas, especificando os endereços e domínios de roteamento, atribuindo e controlando métricas de roteamento. O administrador pode fazer a configuração estática das rotas para a propagação dos pacotes ou pode configurar o roteador para que este atualize sua tabela de rotas através de processos dinâmicos e automáticos.
Os roteadores encaminham os pacotes baseando-se nas informações contidas na tabela de roteamento. O problema de configurar rotas estaticas é que, toda vez que houver alteração na rede que possa vir a afetar essa rota, o administrador deve refazer a configuração manualmente. Já a obtenção de rotas dinamicamente é diferente. Depois que o administrador fizer a configuração através de comandos para iniciar o roteamento dinâmico, o conhecimento das rotas será automaticamente atualizado sempre que novas informações forem recebidas através da rede. Essa atualização é feita com a troca de informações entre roteadores vizinhos em uma rede.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Roteador
Para descontrair, achei um vídeo explicando o funcionamento de um pc por dentro: http://www.youtube.com/watch?v=Y_24IKwFD2A&feature=related

3 comentários:

MundoCuriosidade disse...

Legal, mas tem diferenças em relaçao ao tipos de velocidade?

Bruno Sampaio Pinho disse...

é, alguns tem de 54mbps outros 100 ou mais. isso interfere na velocidade de transmissão dos pacotes vindos da rede, ou no caso da wireless, na potência do sinal.
flw

Anônimo disse...

Eita nem me avisou do Blog novo, né? Mais nunca tinha lido seus posts porque ainda tava com o seu antigo Blog e pensei que n tivese postado mais nada.
Apesar de eu não entender tudo, gosto de ficar por dentro dos seus assuntos de informática. E continua escrevendo bem, meu gato!
Bjos