sábado, 30 de outubro de 2010

Maratona de Programação 2010



A Maratona de programação é uma competição promovida pela ACM, IBM e SBC (Sociedade Brasileira de Computação) que envolve todos os estudantes que se interessam por programação de computadores. Ela acontece em três etapas. A primeira, a regional, é realizada separadamente pelos estados brasileiros. Cada região recebe Instituições escritas e concorrem a uma, duas ou três vagas a depender dos critérios da competição, por exemplo, a sede que foi medalhista na final anterior consegue mais uma vaga para a final brasileira. Passada a primeira etapa, as equipes irão disputar agora a final brasileira em algum lugar do Brasil. Nesse ano ocorreu em Joinville com o apoio da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Só que a prova da final brasileira é a mesma de alguns países da América do Sul, na verdade, a final brasileira já é uma etapa da regional sul-americana. E, por fim, a terceira etapa é o mundial. No qual as equipes que melhor se qualificaram nas finais irão disputar o mundial em algum lugar do mundo. Ano passado foi na China e em 2010 será no Egito.

Esse ano a Univasf marcou presença na regional de Sergipe em Aracaju com 3 equipes: 3 ohms (Thiago Ribeiro, Jesse Nery e Thiago Bruno), Programaçao MaCima (Matias Filho, Anderson Matias e Cícero) e Faca na Caveira (Bruno Pinho, Sérgio Soares e Victor Dias), tendo como técnico o Professor Marcelo Santos Linder.


Regional em Aracaju: equipes da Univasf

Foi a segunda vez que a Univasf participou da Maratona e conseguiu bons resultados e colocações tendo em conta o pouco preparo e o fato de sermos iniciantes na competição. Felizmente conseguimos uma vaga para disputar a final brasileira da maratona em Joinville. Isso foi muito bom porque contribuiu para que pudéssemos ter mais experiência e saber como se preparar melhor para a maratona conversando e trocando ideias com pessoas de outras equipes.

A equipe Faca na Caveira conseguiu na final brasileira a 44ª colocação dentre as 50 equipes que conseguiram se classificar. Contamos com a presença do Professor Mário Godoy que nos acompanhou na final brasileira da maratona de programação.
Foi um bom desempenho e esperamos continuar se preparando para as próximas competições, que, além de promover mais conhecimento para os estudantes da área de Computação, podemos aprimorar e aprender novas técnicas de programação que com certeza serão úteis em nossa vida profissional. Espero que possamos nos organizar melhor e conseguir chegar na final brasileira com mais equipes e mais bem preparados.


Final Brasileira: equipe Faca na Caveira

Professores: Mário e Marcelo


Gostaria de agradecer também à Univasf por ter apoiado essa ideia e aos professores do nosso colegiado (CCOMP) que estiveram a todo momento nos ajudando e depositando confiança!


Alguns links:
placar da regional: http://maratona.ime.usp.br/primeira-fase10/aracaju/mail.google.com.html
informações e placar da final: http://maratona.ime.usp.br/resultados10/
página principal da maratona: http://maratona.ime.usp.br/


Um comentário:

Anônimo disse...

Vocês estão de parabéns!!!
E só em ter participado e conseguido uma vaga na final Brasileira já é muito bom, todas as experiências são importantes...
Continue assim, meu gato dedicado!
Beijos