sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O que é Modem?


Hoje a internet tornou-se uma ferramenta essencial para a humanidade e, seria quase inimaginável o mundo sem essa tecnologia. Ser entendida como a rede mundial de computadores é fácil, mas, estar por dentro da função de cada aparelho usado para mantê-la funcionando, é outra.
Vou tentar juntar algumas explicações do que cada um faz.
Primeiro, devemos saber que a peça básica usada na maioria das conexões é o modem. Certo e daí, Para que ele serve?

Modem é junção das palavras: modulador e demodulador. Ele é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador.
O processo de conversão de sinais binários para analógicos é chamado de modulação/conversão digital-analógico. Quando o sinal é recebido, um outro modem reverte o processo (chamado demodulação). Ambos os modems devem estar trabalhando de acordo com os mesmos padrões, que especificam, entre outras coisas, a velocidade de transmissão (bps, baud, nível e algoritmo de compressão de dados, protocolo, etc).
Os primeiro modens analógicos eram externos. Conectados através das interfaces paralelas, onde a velocidade de transmissão eram de 300 bps (bits por segundo) e operavam em dois sinais diferentes, um tom alto que representava bit 1, enquanto o tom baixo representava o bit 0 (zero).

Um comentário:

Anônimo disse...

ajudou bastante