sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Vírus no GNU/Linux?


Sempre comenta-se que o sistema baseado no Unix não pega vírus, como todas as distribuições GNU/Linux que temos hoje. Mas, por que motivo isso não acontece? Existem algumas pragas que tentaram infectar o GNU/Linux, mas o sistema de permissões de usuários e grupos impedem a proliferação em massa.

Alguns anti-vírus, até existem, mas nem vale a pena. É como se fosse um simples alarme de possíveis ameaças.

A grande fortaleza do sistema é uma organização de permissões de acessos, leitura e escrita para pastas e arquivos. É muito restrito e apenas o usuário administrador (root) tem o poder de alterar os arquivos de sistema. Portanto, para que uma praga digital dessa funcione, seria necessário logar a conta do administrador e permitir que ele rode. Ou então acessar a internet como administrador, o que é muito improvável no ambiente Unix. Por isso é altamente recomendável que a senha root seja usada o mínimo possível, seja para instalar programas ou alterar configurações de sistema, sempre fazendo backups, porque qualquer alteração indesejada ou por engano, pode ser fatal.
E, como os arquivos dos usuários comuns ficam em uma pasta separada /home, possivelmente apenas esse diretório estaria afetado pelo vírus caso ele executasse algum código malicioso, e isso não afetaria todo o sistema.
Por isso o sistema baseado no Unix é muito usado em servidores pelo alto poder de segurança que possui.

Nenhum comentário: