domingo, 5 de abril de 2009

O que significa esse formato?

Hoje vemos inúmeros formatos de vídeo na internet. Às vezes ficamos confusos sem saber a diferença de um para o outro... Então resolvi dar uma fuçada e tentar achar algo que possa esclarecer algumas dúvidas. Aí vai:
Primeiramente, um vídeo 16:9 é aquele da tela widescreen (semelhante ao formato do cinema) e 4:3 é tela cheia.

Vídeo que tem o nome iniciado por

CAM

Geralmente é um vídeo que foi filmado diretamente da telona com uma câmera digital. Não é raro você encontrar pessoas passando na frente da gravação, porque é filmado de dentro do cinema, e, por ter o áudio captado da câmera, é possível ouvir as falas das pessoas que estão no cinema durante o filme, principalmente se o filme for de comédia! Possui um vídeo com qualidade reduzida.

TELESYNC (TS)

Parece com o de CAM, só que usa outra fonte de áudio que não a da câmera. Uma fonte de áudio direta não garante boa qualidade, já que há possibilidade de barulho dentro do cinema.
Esse formato muitas vezes é feito através de uma filmagem numa sala vazia ou então na sala de projeção com uma câmera profissional, o que garante uma melhora na qualidade do vídeo.

TELECINE (TC)

É feito através de um aparelho de telecine (que permite a transmissão de filmes cinematogáficos por televisão). Ele copia o filme digitalmente da bobina. Som e imagem deveriam ser muito bons, mas devido ao equipamento envolvido e seu custo, telecines são raros. Geralmente o filme estará numa proporção correta da tela, mas há casos de 4:3. Observação: TC é diferente de TimeCode (este é um contador que fica durante o filme).

SCREENER (SCR)

Uma fita VHS prévia, enviada para locadoras e vários outros lugares afins de promover. Um screener é suprido por uma fita VHS, e usualmente no formato 4:3 (tela cheia), embora screeners letterboxed (com tarjas pretas em cima e embaixo) sejam encontrados. A principal desvantagem é um registro (uma mensagem que passa no inferior da tela, com o copyright e o telefone de anti-pirataria). Também, se a fita contiver qualquer número serial, ou qualquer outra marca que leve à fonte da fita, elas serão tampadas, usualmente com uma tarja preta em cima. Isso acontece por apenas alguns segundos, mas infelizmente em algumas cópias ele dura o filme todo. Dependendo do equipamento usado, a qualidade do screener pode ir de excelente, se feito a partir de uma cópia MASTER, para muito ruim, se feito a partir de um gravador de VHS velho. A maioria dos screeners são passados para VCD, mas alguns SVCDs também são encontrados. VCD é um formato de Vídeo Compact Disc. Vídeo que pode ser gravado numa mídia de CD e executar em aparelhos de DVD.

DVD-SCREENER (DVDscr)

Mesmo que o screener, porém, esse é tirado de um DVD. Usualmente vem no formato letterbox, mas sem os extras que um DVD retail poderia conter. A marca d'água não é nas tarjas pretas, e poderá atrapalhar o filme. Se o ripador (aquele que faz a conversão do DVD para outro formato) tiver habilidade, um DVDscr pode ser muito bom. Usualmente são passados para SVCD (Super Video-CD, semelhante ao VCD) ou DivX/XviD (os 2 principais compactadores de arquivos de vídeo, eles reduzem um arquivo de DVD, que são geralmente de 4,7Gb para cima, para um arquivo de 700mb, eles reduzem o tamanho e tentam ao máximo manter a qualidade).

DVDRip

Uma cópia do DVD final. Muitas vezes é lançado antes do lançamento do filme em cinemas nacionais. É um dos que possuem maior qualidade. São lançados em SVCD e DivX/XviD (a maioria).

VHSRip

Transferido de um VHS, normalmente são vídeos de esporte.


TVRip

São vídeos de TV que é tanto retirado da rede (usando cabo digital ou satellite boxes) ou por satélites enviando os programas pelas emissoras poucos dias antes (algumas vezes tem tremulações). Alguns programas, como o WWF Raw Is War contém partes extras, erros de filmagem e comentários, que são inclusos nos releases. PDTV advém de uma placa digital de captura PCI, geralmente dando bons resultados, e os grupos tendem a lançar em SVCD. VCD/SVCD/DivX/XviD rips são encontrados por aí.
A maioria usa placa de captura ligado, ou à televisão ou a receptores de sinais digitais.

DivX Reenc

Um DivX re-enc é um filme que foi retirado do VCD e reencodado (reconvertido) num pequeno arquivo DivX. Normalmente são encontrados nos compartilhadores, e são renomeados como Filme.Nome.Grupo(1of2). Grupos famosos são SMR e TMD. Esse formato não vale o download, a menos que você esteja incerto sobre um filme e quer apenas uma versão de 300MB.

Watermarks

Muitos filmes vem de Asian Silvers/PDVD (veja abaixo) e esses são marcados pelo pessoal responsável. Usualmente com uma inicial ou um pequeno logo, geralmente num dos cantos. Os mais famosos são as marcas d'água "Z" "A" e "Globe".

Asian Silvers / PDVD

São produzidos por contrabandistas e são comprados por alguns grupos que vendem como se fossem deles. Silvers são baratos e facilmente encontrados em muitos paíes, e é fácil sair um release, e é o motivo de ter tantos por aí no momento, principalmente de grupos pequenos que não duram mais que alguns lançamentos. PDVDs são a mesma coisa, mas postos num DVD. Eles têm legendas à parte, e a qualidade usualmente é melhor que os silvers. São ripados como um DVD normal, mas são lançados como VCD normalmente.

Expressões encontradas

PROPER

Devido aos critérios, quem lançar o primeiro Telesync ganhou a corrida (por exemplo). Mas se a qualidade desse release for ruim, e outro grupo tem outro telesync (ou a mesma fonte, mas em melhor qualidade) então a expressão PROPER é adicionada para evitar enganações. PROPER é a expressão mais subjetiva encontrada, e as pessoas geralmente pergutam se o PROPER é melhor que a versão original. Muitos grupos lançam o PROPER em atos de desespero, para não perder a corrida. Um motivo para o PROPER deve ser sempre incluso no .NFO.

LIMITED

Um filme limited significa que ele tem um número de exposições em cinemas limitado, normalmente estreiando em menos de 250 cinemas. Geralmente filmes pequenos (como filmes de arte) são lançados nesse estilo.


INTERNAL

Um release interno é feito por vários motivos. Grupos clássicos de DVD fazem muito isso, visto que eles não serão trapaceados. Também rips de má qualidade são feitos nesse estilo, para não baixar a reputação do grupo, ou devido ao grande número já existente do filme. Um lançamento interno é disponibilizado normalmente em sites afiliados ao grupo, mas eles não podem ser trocados com outros sites sem a devida permissão. Alguns INTERNALs ainda correm pelo IRC/Newsgroup, dependendo da popularidade. Há alguns anos, o grupo Centropy começou a lançar releases internos, mas num sentido diferente do INTERNAL, isto é, lançava somente para membros do grupo e não o disponibilizavam.


STV

Straight To Video. Nunca foi lançado nos cinemas, e muitos sites não permitem esses.


ASPECT RATIO Tags

As expressões de formato são *WS* para widescreen (letterbox) e *FS* for Fullscreen.


REPACK

Se um grupo lança um rip ruim, eles irão re-lançá-lo, o qual virá com os problemas corrigidos.

NUKED

Um filme pode estar nukado por vários motivos. Sites podem classificá-lo assim por quebra de regras (como 'Não permitimos Telesyncs"), mas se o filme tem algo extremamente de errado (sem trilha sonora por 20min, CD2 incorreto) então um nuke global irá ocorrer, e as pessoas que compartilham esse arquivo irão perder confiabilidade. É sempre bom saber antes por que o filme foi nukado. Se um grupo percebe que há algo errado com uma versão, eles podem requisitar um nuke.

Razões para Nuke...

Essa é uma lista para razões comuns de nuke (geralmente DVDRip)

A/R ruim = aspect ratio ruim, isto é, personagens aparecem muito largos ou finos

IVTC ruim = telecine inverso ruim. Processo de conversão de quadros foi incorreto.

INTERLACED = linha pretas em movimento


DUPE

Dupe é bem simples, se algo já existe, então não há razão para ele ser lançado de novo sem uma razão séria.


Texto adaptado de: http://www.pcforum.com.br/cgi/yabb/YaBB.cgi?num=1137066109

Um comentário:

IranRasaneh disse...

Hi there. You have got a nice website and I am going to bookmark your website.see ya.
http://www.iranrasaneh.com/