quinta-feira, 16 de julho de 2009

Segurança para computadores

Como as pragas de computadores duplicam a cada nascer do sol, temos que ficar espertos e manter o mínimo de segurança em nossos Pc's para preservar a segurança de nossos dados.
Eu já vasculhei a net atrás de antivirus poderosos e concluí que, na verdade, a chave da segurança é evitar cliques em páginas de email falsos, manter as atualizações em dia e não executar qualquer coisa que se vê pela frente.
Um bom antivirus que uso atualmente é o Avira. Muito bom e ainda é grátis. Se quiser baixar clique
-> Aqui
É bastante fácil de usar. Depois de instalar é so clicar no ícone perto do relógio e...

Abre um menu parecido com esse se for a versão mais nova. Devemos ficarmos atentos a essas duas opções:



Devemos fazer regularmente uma varredura em nosso pc por completo "Scan system now" e ficar atentos para as atualizações das chamadas vacinas do antivirus para ele ficar informado das pragas que surgem na rede.
Geralmente as atualizações são feitas automaticamente pelo programa.

Quarentena

Logo ao lado em "Administration" temos "quarantine", é aqui que os arquivos supostamente infectados ficam guardados. Se o seu antivirus achar alguma praga ele fica aqui para ser observado pelo programa, caso seja algum arquivo importante seu que não pode ser apagado. Tem opção para reescanear o arquivo e apagá-lo de vez do pc. Você pode também tentar fazer operações para melhorar a situação do pc, como movê-lo de lugar para que não possa ser executado da próxima vez em que o pc ligar.



Outra dica importante é manter as atualizações automáticas do windows (caso use o XP) e o firewall sempre ativados. Eles servem para evitar que falhas de segurança do sistema fiquem expostas para crackers invadirem e fazer aquilo tudo que sabemos que eles são capazes.
(Cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, de forma ilegal ou sem ética.)
O firewall serve como uma barreira para impedir ataques feitos ao seu pc enquanto usa a boa e velha internet. E as atualizações são um meio de os desenvolvedores do sistema operacional divulgarem o que precisa ser melhorado para manter o uso saudável do sistema e da internet pelos usuários.

Devemos ficar atentos aos emails que recebemos que colocam no "corpo" da mensagem algo do tipo: anexo, clique aqui, isso é um link para um site malicoso que redireciona para um script ilegal que ao executar pode ser um espião que fica armazenado no pc salvando tudo que digitamos inclusive senhas para depois causa problemas. Em emails do tipo hotmail, os anexos vêm logo depois da lista de contatos que receberam a mensagem, e não no corpo da mensagem.
Se vier algum link para clicar no email, verifique embaixo, no rodapé da janela do navegador se, ao colocar o mouse em cima dele, aparece um endereço coerente com o que ele solicita, senão, não clique, se clicar e entrar numa página que pede para aceitar a execução de algo, cancele para não prejudicar seu pc.
Alguns emails que recebemos pode vir compactado em formato .rar ou .zip, observe se dentro dele há algo com a extensão .exe ou .bat, se não for um programa que você vai instalar que possua a extensão .exe , não abra, porque esses são programas executáveis que podem conter alguma coisa para te azucrinar o juízo. Mais uma vez, os programas que instalamos em nosso pc possui a extensão .exe, por exemplo winrar.exe é o instalador do winrar... se por acaso receber algo do tipo: foto_semana_passada.exe isso com certeza é vírus.

Espero ter ajudado em alguma coisa!!
Ah, tem também os programas que auxiliam na busca de espiões, os chamados antispywares, eu recomendo também ter um no pc para estar sempre buscando por espiões. Tem um bom: Superantispyware e o spybot.
Valeu, até a próxima!!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Afinal, o que é um sistema operacional?

Na verdade, um S.O. (Sistema Operacional) é um conjunto de programas que gerenciam as funções do processador - o processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo - entrada, saída, o armazenamento e o controle dos dispositivos.
Ele é responsável por todo o funcionamento da máquina, desde o software (programas) a todo hardware (peças dentro do gabinete) instalado na máquina. Tudo o que acontece por trás dos "panos" e tudo que for complexo, ele é que auxilia a fazer. É como se fosse um mediador entre o usuário e a máquina. Enquanto a pessoa usa o computador, milhares de funções são desempenhadas ao mesmo tempo pelo S.O., seja para atender às necessidades de alguém (como o uso de um editor de texto) ou para executar tarefas básicas do sistema; verificar se algum dispositivo foi conectado ao PC como um pendrive e realizar as tarefas necessárias para que o dispositivos possa ser usado. Existem vários S.O.'s dentre eles, os mais utilizados são: Windows (Microsoft), Linux (Software Livre) e Mac OS (Apple).

Linux possui um núcleo e um SO que roda sobre ele. O núcleo foi criado por Linus Torvalds em 1991. Hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente. O Linux adota a GPL, uma licença livre - o que significa, entre outras coisas, que todos os interessados podem usá-lo e redistribuí-lo. Aliado a diversos outros softwares livres, como o KDE, o GNOME, o Apache, o Firefox, os softwares do sistema GNU e o OpenOffice.org, o Linux pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores etc.



Mac, Macintosh Operating System (Mac OS) é a denominação do S.O. padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple (Steve Jobs). Sua evolução ocorreu até a versão Mac OS X. A primeira versão foi lançada em 1984. Até antes da versão 7.6, era chamado apenas de System (ex.: System 4, System 7), da versão 7.6 em diante passou a ser chamado de Mac OS.
Foi o primeiro sistema gráfico amplamente usado em computadores a usar ícones para representar os itens do computador, como programas, pastas e documentos. Também foi pioneiro na disseminação do conceito de Desktop, com uma Área de Trabalho com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, parecido com um ambiente de escritório.Antes, as pastas eram criadas renomeando-se uma "Pasta Vazia" que estava sempre na raiz do disco.




Windows é uma popular família de S.O.'s criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais usado do mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais.
O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Ele é multitarefa e apresenta um ambiente de trabalho em que os aplicativos são dispostos em forma de janelas, daí o nome Windows (em inglês, janelas). Depois de se tornar independente, ele passou a controlar as principais funções do PC, além de proporcionar uma interface gráfica a qual permite aos usuários que configurem suas funcionalidade e instale programas/peças. Com o advento da interface, o windows elimina a necessidade de digitar comandos em um ambiente nada amigável com uma tela preta e letras em branco que ainda hoje é utilizado (MS-DOS).