domingo, 10 de novembro de 2013

Python

Iae galera, tudo beleza?
Hoje venho fazer uma postagem sobre uma linguagem de programação que está sendo usada bastante e que possui uma estrutura boa de se aprender, o python.

Estou cursando uma disciplinal na faculdade que a maioria dos trabalhos usa python e eu nunca havia programado nela antes. Não há mistério, python é uma linguagem interpretada, não precisa compilar, basta colocar os comandos para ver imediatamente o resultado, ou então criar um script para executar uma lista deles.

Para quem usa Linux não vai ter dificuldade alguma porque geralmente o interpretador já vem por padrão na distribuição e basta digitar python na linha de comando. Caso contrário, há instaladores na página oficial.

Primeira coisa a citar, python não precisa declarar tipo de variável, é dinâmico. Ora é inteiro, ora vetor ou até mesmo string, fica a seu cargo. Uma variável pode mudar sua representação no decorrer do programa, embora não seja uma boa prática.

Python possuem milhares de módulos e te permite fazer desde gráficos até interfaces bonitas com botões, etc.


Manipulação de strings e vetores são fáceis e há métodos padrões para te auxiliar. Eu comecei a elaborar uma série de tutorias e espero que te ajude a compreender melhor.
Aqui está o link: http://youtu.be/af09RGQoMGM
Tenha uma boa introdução e boa sorte!
Abraço,
Bruno Pinho