domingo, 4 de setembro de 2011

Sistemas Operacionais

Recentemente comprei um livro de Sistemas Operacionais para poder acompanhar melhor as aulas, já que estou cursando essa disciplina nesse semestre, e gostaria de compartilhar o que estou achando dele.
É esse aqui: Sistemas Operacionais Modernos - Ed. 2010 - Tanenbaum, Andrew S. Por enquanto estou gostando muito de sua abordagem sobre a teoria em que se baseia um S.O. (Abreviação de Sistemas operacionais). Para quem não sabe, esse Tanenbaum desenvolveu um S.O. para fins didáticos, baseado no UNIX, o pai da família de Linux que vemos por aí e BSD's da vida, como o da Apple que acompanha seus notebooks. O nome desse sistema didático é MINIX, já que era uma versão menor do Unix (confira aqui: www.minix3.org). No site encontramos o seu código-fonte e um monte de documentação ensinando a instalar e usar.
Na minha opinião nada melhor para estudar S.O. do que no linux, ainda mais quando dispomos de um material inicial, como o Minix, para podermos praticar um pouco daquilo que estudamos. Ele possui um conjunto reduzido de instruções, o que permite um maior entendimento e facilidade para poder usar os comandos e quem sabe até estudar realmente a implementação já que podemos abrir o código fonte, na sua maioria escrito em C.
Pretendo em breve postar mais alguns conceitos importantes como processos e threads!
Um abraço!

Nenhum comentário: