segunda-feira, 12 de julho de 2010

O que é Computação em Nuvem?





Muito se tem falado sobre esse novo termo da computação, mas afinal, o que é, e para que serve?
Também conhecido como "cloud computing" do inglês. Tudo indica que vai ser a nova maneira de usar computador. Como a maioria dos aplicativos usados por nós baseia-se na "nuvem", ou seja, na imensa rede de redes que se chama internet, nada mais justo do que rodar o sistema também na própria nuvem. A ideia basicamente é ter um sistema que concentre na internet tudo aquilo de que necessitamos para desenvolver nossas atividades, e-mail, mensagem instantânea, vídeos, pesquisa, música, etc...
Bastaria apenas ter acesso à internet e pronto, o sistema iria buscar para nós o que precisássemos. Quem dispara mais uma vez nessa corrida, como sempre, é a Google. Ela inclusive lançou seu sistema para a computação em nuvem. Tudo vai rodar direto dos servidores da internet para a nossa máquina, que pode ser um netbook, que além de prático e leve possui um conjunto de hardware simples que seria ideal para rodar aplicativos diretos de servidores web sem problema. O computador seria um mediador entre a nuvem e o usuário. O trabalho de processamento que era atribuído ao sistema operacional (Windows, Linux, Mac) passou para os grandes servidores que rodam diretamente da internet, então os sistemas que utilizam a computação em nuvem precisariam basicamente de um navegador web como o Mozilla ou Chrome para rodar os aplicativos. Em qualquer lugar do mundo, poderíamos acessar os nossos dados, bastando para isso termos acesso à internet. Interessante não?! Mas será que seria confiável deixar nossos dados em um servidor web assim? Pairando na internet numa boa? Como vamos garantir segurança?? Isso é conversa para se discutir quando essa ideia estiver mais bem consolidada e termos grande número de pessoas nesse novo modelo para saber quais são as ferramentas usadas para manter a segurança dos dados.

4 comentários:

Rogério disse...

esse post foi massa, um assunte bastante interessante.

MundoCuriosidade disse...

Bom post.gostei!!

Tiago disse...

Pois eh, imagine só no futuro um computador só precisará de um browser, a partir dele poderíamos acessar todos os aplicativos que utilizamos hj, legal a ideia, mas aí vem a questão da segurança, como disponibilizar tanta informação sigilosa na internet de maneira segura? Como proporcionar a tantos usuários simultâneos velocidade no acesso a essas informações?

Bruno Sampaio Pinho disse...

verdade. Quanto à segurança creio que os sistemas baseados no GNU/Linux com permissões de acesso seria uma solução boa no momento.
e à velocidade, creio que com os avanços na conexão com a fibra ótica, transmissões de dados aumentando cada vez mais, isso não será um problema. é uma pena que essa velocidade toda ainda não é disponibilizada para todos.
Inclusive tem um projeto do Governo Federal chamado Banda Larga para todos, assim será uma forma de baratear o custo da conexão por causa da concorrência, e aí sim, todos poderão ter uma conexão barata e de qualidade.
flww