sexta-feira, 3 de julho de 2009

Afinal, o que é um sistema operacional?

Na verdade, um S.O. (Sistema Operacional) é um conjunto de programas que gerenciam as funções do processador - o processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo - entrada, saída, o armazenamento e o controle dos dispositivos.
Ele é responsável por todo o funcionamento da máquina, desde o software (programas) a todo hardware (peças dentro do gabinete) instalado na máquina. Tudo o que acontece por trás dos "panos" e tudo que for complexo, ele é que auxilia a fazer. É como se fosse um mediador entre o usuário e a máquina. Enquanto a pessoa usa o computador, milhares de funções são desempenhadas ao mesmo tempo pelo S.O., seja para atender às necessidades de alguém (como o uso de um editor de texto) ou para executar tarefas básicas do sistema; verificar se algum dispositivo foi conectado ao PC como um pendrive e realizar as tarefas necessárias para que o dispositivos possa ser usado. Existem vários S.O.'s dentre eles, os mais utilizados são: Windows (Microsoft), Linux (Software Livre) e Mac OS (Apple).

Linux possui um núcleo e um SO que roda sobre ele. O núcleo foi criado por Linus Torvalds em 1991. Hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente. O Linux adota a GPL, uma licença livre - o que significa, entre outras coisas, que todos os interessados podem usá-lo e redistribuí-lo. Aliado a diversos outros softwares livres, como o KDE, o GNOME, o Apache, o Firefox, os softwares do sistema GNU e o OpenOffice.org, o Linux pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores etc.



Mac, Macintosh Operating System (Mac OS) é a denominação do S.O. padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple (Steve Jobs). Sua evolução ocorreu até a versão Mac OS X. A primeira versão foi lançada em 1984. Até antes da versão 7.6, era chamado apenas de System (ex.: System 4, System 7), da versão 7.6 em diante passou a ser chamado de Mac OS.
Foi o primeiro sistema gráfico amplamente usado em computadores a usar ícones para representar os itens do computador, como programas, pastas e documentos. Também foi pioneiro na disseminação do conceito de Desktop, com uma Área de Trabalho com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, parecido com um ambiente de escritório.Antes, as pastas eram criadas renomeando-se uma "Pasta Vazia" que estava sempre na raiz do disco.




Windows é uma popular família de S.O.'s criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais usado do mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais.
O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Ele é multitarefa e apresenta um ambiente de trabalho em que os aplicativos são dispostos em forma de janelas, daí o nome Windows (em inglês, janelas). Depois de se tornar independente, ele passou a controlar as principais funções do PC, além de proporcionar uma interface gráfica a qual permite aos usuários que configurem suas funcionalidade e instale programas/peças. Com o advento da interface, o windows elimina a necessidade de digitar comandos em um ambiente nada amigável com uma tela preta e letras em branco que ainda hoje é utilizado (MS-DOS).

7 comentários:

Anônimo disse...

Apesar de ser complexo para se utilizar, e pouco indicado para usuários inexperientes (assim como eu, rs) o que sei é que o LINUX é extremamente seguro, blindado contra ameaças de hacker´s em especial. Isso já o coloca à frente dos concorrentes. Eu particularmente já usei o linUX, confesso que logo de cara a gente estranha, acostumado ao ambiente windows, mas tudo é costume. Hoje uso o vista, que apesar de muito criticado, eu aprovo. Lógico que algumas versões são muito ruins mesmo, mas a home basic e a ultimate, são muito boas. Abraço!

Bruno Sampaio Pinho disse...

eu comecei a usar o linux, antes era mais chato pra usar, mas hoje existem muitos aplicativos que nem precisam usar comandos, mas como o forte dele são os comandos eu comecei a estudar um pouco para aprender.. acho interessante.
e tem o fato de não rodar vírus pois tudo precisa de uma autorização para ser executado.
flw, abração!!
se quiser tenho a nova versão do Ubuntu!
hahahaah

Anônimo disse...

Apesar de ser totalmente leiga no assunto, aprendi muito com esse texto...rs Brigada, meu lindo!

Mas me deixa com o Windows mesmo, já me dá muito trabalho. ehehehe
Queria conhecer esse Linux, só por curiosidade!
Bjos =)

Bruno Sampaio Pinho disse...

ahahahaa
tá certo então!
depois te mostro então!
é bem mais seguro contra pragas da net!

bjs

Thiago Maia disse...

Pois é Brunão, seria ótimo mesmo... Enfim, pelo menso eu faço minha parte, ou tento né? Era bom se a história fosse outra... Valeu ai pela visita apareça sempre que puder.

Bom texto esse, tira muita dúvida... Linux é legal, nem pega vírus, bla bla bla, mas Windows é Windows... [certo que bom mesmo é um Mac].

Abração, cuide-se, GIGANTE!!!

Anônimo disse...

Sim..falando em pragas da net, bem que você poderia escrever sobre os vírus...fico toda atrapalhadinha quando aparece um no meu pc e às vezes fico sem saber como utilizar o Anti-Vírus.

Vou aguardar essa postagem viu?!

Bjinhosss

Nathalie disse...

Oi Bruno td bem? obrigada pela visita, vc n tem banner p eu te linkar n? tô te seguindo tb, eu só sei linkar as pessoas se tiver um banner tipo, link-me hehe igual ao meu, vc está em meus blogs, agora só aparece a lista de meus blogs em visualizar perfil, Rodrigo que foi ousado e colocou o dele perto de onde tem link-me no meu, faz um banner que eu coloco no meu e obrigada! :)