sexta-feira, 3 de abril de 2009

Como funciona a compressão de arquivos?

Eu estava lendo um livro quando ele citou o uso de uns conceitos computacionais para organizar dados e comprimi-los no disco.
Daí me veio na hora a dúvida de como funcionavam os compactadores de arquivos e como eles conseguem muitas vezes diminuir o tamanho dos arquivos, e resolvi dá uma fuçada para descobrir alguma coisa.
Eles utilizam de algoritmos para diminuir a quantidade de bits de um determinado dado, seja uma imagem, um executável, uum documento, etc. Outra técnica usada é diminuir a redundância dos dados, ou seja, é usada uma regra chamada de protocolo que elimina os bits redundantes de informações o que diminui o tamanho dos ficheiros. Por exemplo: vamos supor que num arquivo há uma sequência de informação que é representada da seguinta maneira, FFFFFF que ocupa 6 bytes, com o auxílio de um compactador ela poderia ser armazenada assim: "6F", que ocupa apenas 2 bytes. Economia de mais de 60% de espaço. Agora imagine uma sequência de milhares de F's que podem ser rearranjados, o quanto de espaço que economiza!
Outro fato é que, quando gravamos arquivos em algum tipo de mídia, por exemplo um disco rígido, eles ficam armazenados em trilhas e setores. Numa gravação comum, o arquivo é dividido em "pedaços" que ficam em trilhas ou setores diferentes o que dificulta a busca e leitura deles, tenho uma maior chance de perda de conteúdo. Com o uso do compactador, ele agrupa todos esses "pedaços" de forma adjacente, o que economiza espaço e ainda facilita seu acesso. Existem ferramentas que apenas organizam dados num mesmo arquivo com extensão .rar, .zip, .7z etc; e, outras que conseguem uma redução significativa mas que necessitam de um grande tempo de processamento. Uma delas é o UHARC, você pode conferir aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Uharc
Bem, é isso. Até mais.

2 comentários:

Véu disse...

Muito legal, primo! Vc é Freud mesmo, rs. Depois preciso de umas dicas para conversão de formatos, fiquei o mês todo na labuta de um programa para converter de wmv para dvd, mas todos que eu baixava dara erro, tipo: só convertia 50% ou com a marca dágua sobreposta a imagens.. enfim, não rolou :( outra coisa é para converter de word para pdf, baixei o distiller mas aqui em casa não reconhece como um impressora virtual e por isso nao converte de jeito nenhum... espero sua visita em Jaco para esclarecer minhas duvidas, rs.
Abração e Sucesso sempre!

InfoCangaço disse...

Pow! cara gostei, muito interesante
eu uso e abulso dos compactadores mais nunca tinha parado para reparar como eh que se diminuia o tamanho de um arquivo.

Valeu, parabens.