sábado, 12 de abril de 2008

Essa mistura chamada Bahia

A Bahia é o único território do mundo que possui a maior diversidade cultural. Tantos por aqui já passaram e deixaram um pouco de seus costumes que foram adaptados aos existentes. No entanto, essa harmonia de costumes nem sempre corresponde a um ambiente tranquilo para se viver. Na Bahia, existe os marcos do descuido social, a miséria que há por trás de tanta beleza.
A região litorânea baiana foi o berço cultural do Brasil. Foi lá que desembarcaram portugueses, franceses, espanhóis, africanos, enfim, pessoas de várias culturas que deixaram legados culturais, os quais foram incorporados e criou-se a Bahia.
É uma região rica e bem situada geografica e geologicamente. Possui campos e minérios que foram muito bem explorados. Ela já passou pelo ciclo do pau-brasil, açúcar, ouro, o que demonstra sua vasta riqueza natural.
Hoje, porém, ela não se encontra numa boa situação social. Os fluxos migratórios fizeram da Bahia um verdadeiro aglomerado humano. As pessoas que antes saíam para trabalhar e tentar melhorar de vida no sudeste, agora inverteram sua rota. Estão voltando para o nordeste. Como as condições financeiras são escassas, eles não têm condiçõe de ter uma casa própria, então começam a criar as favelas. Passam a morar em barracos. E, com a absurda competição que é no mercado de trabalho, resta-lhes apenas um caminho para sobreviverem: a criminalidade.
A desigualdade social, o preconceito, a miséria e o descaso com os pobres, são fatores que compõem a realidade baiana muitas vezes escondida pela mída - para não assustar os estrangeiro que visitam suas festas mais populares.
Portanto, a Bahia nesse tempo de acréscimo cultural, de tanta mistura étnica, pôde criar uma cultura mista na qual convivem pessoas de diferente lugares e pensamentos. Mas, precisa de uma maior atenção dos políticos aos necessitados, para assim ser, não apenas rica de cultura, mas também de oportunidades e igualdade entre as classes sociais.

Nenhum comentário: