sexta-feira, 23 de julho de 2010

A era do Software Livre

Olhem a propaganda da Dell e do Sistema Livre Ubuntu. Creio que estamos realmente no momento da liberdade de tecnologia e sistemas. Uma das gigantes da produção de computadores (Dell) faz uma propaganda em parceria com a distribuição GNU/Linux mais querida da atualidade, o Ubuntu!!

Cada vez mais o Sistema proprietário está tendo que baratear seus produtos para concorrer com os sistemas livres que estão cada vez mais, melhores, seguros e fáceis de usar!
Além de tudo, ganhando espaço no mercado mundial, taí o resultado, confiram:


Ubuntu from Keith Kenniff on Vimeo.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Videoaula alocação dinâmica de memória em C

Você está programando na linguagem C e se depara com a situação: eu preciso armazenar dados em meu programa mas não sei quanto de memória irei utilizar. Se eu reservar um pedaço bem grande da memória, corro o risco de não utilizá-la toda. Se reservar uma pequena "fatia" também tenho possibilidade de ter que usar algo mais. Então como devo fazer para usar exatamente aquilo de que preciso? Para isso vou mostrar para vocês como alocar posição ou espaço de memória de uma maneira otimizada para garantir que eu vou usar sempre o necessário sem ter que desperdiçar nada.
Essa aula é básica para aprender como alocar memória. É claro que há a possibilidade de aumentar esse espaço de memória para caber mais "coisas", mas isso é assunto para uma próxima aula quem sabe!!
Espero que gostem da explicação. Qualquer coisa é só comentar, :-)

segunda-feira, 12 de julho de 2010

O que é Computação em Nuvem?





Muito se tem falado sobre esse novo termo da computação, mas afinal, o que é, e para que serve?
Também conhecido como "cloud computing" do inglês. Tudo indica que vai ser a nova maneira de usar computador. Como a maioria dos aplicativos usados por nós baseia-se na "nuvem", ou seja, na imensa rede de redes que se chama internet, nada mais justo do que rodar o sistema também na própria nuvem. A ideia basicamente é ter um sistema que concentre na internet tudo aquilo de que necessitamos para desenvolver nossas atividades, e-mail, mensagem instantânea, vídeos, pesquisa, música, etc...
Bastaria apenas ter acesso à internet e pronto, o sistema iria buscar para nós o que precisássemos. Quem dispara mais uma vez nessa corrida, como sempre, é a Google. Ela inclusive lançou seu sistema para a computação em nuvem. Tudo vai rodar direto dos servidores da internet para a nossa máquina, que pode ser um netbook, que além de prático e leve possui um conjunto de hardware simples que seria ideal para rodar aplicativos diretos de servidores web sem problema. O computador seria um mediador entre a nuvem e o usuário. O trabalho de processamento que era atribuído ao sistema operacional (Windows, Linux, Mac) passou para os grandes servidores que rodam diretamente da internet, então os sistemas que utilizam a computação em nuvem precisariam basicamente de um navegador web como o Mozilla ou Chrome para rodar os aplicativos. Em qualquer lugar do mundo, poderíamos acessar os nossos dados, bastando para isso termos acesso à internet. Interessante não?! Mas será que seria confiável deixar nossos dados em um servidor web assim? Pairando na internet numa boa? Como vamos garantir segurança?? Isso é conversa para se discutir quando essa ideia estiver mais bem consolidada e termos grande número de pessoas nesse novo modelo para saber quais são as ferramentas usadas para manter a segurança dos dados.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Tutorial Makefile

Iae pessoal, tudo bem?
Estava dando uma passada pelo YouTube atrás de vídeo-aulas sobre Makefile, que é uma ferramenta muito usada para auxiliar na programação e vi que não tinha nenhuma em português. Então resolvi desenvolver essa vídeo-aula para auxiliar todos que procuram por um material em português e ainda não achou. Espero que esse vídeo possa te ajudar a entender como funciona essa ferramenta e que otimize sua programação.
Qualquer dúvida e comentário é bem-vindo!
Falou!