domingo, 21 de fevereiro de 2010

O que é Roteador?



Bem, pessoal, continuando a série "Redes", aí vai a explicação de mais um componente muito importante em uma rede, o roteador!
Roteador (estrangeirismo do inglês router, ou encaminhador) é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, a comunicação entre diferentes redes de computadores provendo a comunicação entre computadores distantes entre si.
Roteadores são dispositivos que operam na camada 3 do modelo OSI de referência. A principal característica desses equipamentos é selecionar a rota mais apropriada para encaminhar os pacotes recebidos. Ou seja, escolher o melhor caminho disponível na rede para um determinado destino.
Os roteadores utilizam tabelas de rotas para decidir sobre o encaminhamento de cada pacote de dados recebido. Eles preenchem e fazem a manutenção dessas tabelas executando processos e protocolos de atualização de rotas, especificando os endereços e domínios de roteamento, atribuindo e controlando métricas de roteamento. O administrador pode fazer a configuração estática das rotas para a propagação dos pacotes ou pode configurar o roteador para que este atualize sua tabela de rotas através de processos dinâmicos e automáticos.
Os roteadores encaminham os pacotes baseando-se nas informações contidas na tabela de roteamento. O problema de configurar rotas estaticas é que, toda vez que houver alteração na rede que possa vir a afetar essa rota, o administrador deve refazer a configuração manualmente. Já a obtenção de rotas dinamicamente é diferente. Depois que o administrador fizer a configuração através de comandos para iniciar o roteamento dinâmico, o conhecimento das rotas será automaticamente atualizado sempre que novas informações forem recebidas através da rede. Essa atualização é feita com a troca de informações entre roteadores vizinhos em uma rede.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Roteador
Para descontrair, achei um vídeo explicando o funcionamento de um pc por dentro: http://www.youtube.com/watch?v=Y_24IKwFD2A&feature=related

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O que é Modem?


Hoje a internet tornou-se uma ferramenta essencial para a humanidade e, seria quase inimaginável o mundo sem essa tecnologia. Ser entendida como a rede mundial de computadores é fácil, mas, estar por dentro da função de cada aparelho usado para mantê-la funcionando, é outra.
Vou tentar juntar algumas explicações do que cada um faz.
Primeiro, devemos saber que a peça básica usada na maioria das conexões é o modem. Certo e daí, Para que ele serve?

Modem é junção das palavras: modulador e demodulador. Ele é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador.
O processo de conversão de sinais binários para analógicos é chamado de modulação/conversão digital-analógico. Quando o sinal é recebido, um outro modem reverte o processo (chamado demodulação). Ambos os modems devem estar trabalhando de acordo com os mesmos padrões, que especificam, entre outras coisas, a velocidade de transmissão (bps, baud, nível e algoritmo de compressão de dados, protocolo, etc).
Os primeiro modens analógicos eram externos. Conectados através das interfaces paralelas, onde a velocidade de transmissão eram de 300 bps (bits por segundo) e operavam em dois sinais diferentes, um tom alto que representava bit 1, enquanto o tom baixo representava o bit 0 (zero).

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Como economizar bateria de seu mp3 player

Todas as músicas em formato mp3 possuem uma taxa de bits (o bit-rate ou bitrate) que é o número de bits usados por segundo, para representar o conteúdo a ser exibido. Quanto maior for o bit-rate, maior será a qualidade, assim como o tamanho do arquivo. Geralmente possuem valores altos: 128kbps, 192kbps e podem ser constantes ou ficar alternando. Não pense que seu arquivo de mp3 está doido ao vê-lo mudar a taxa de bits ao ser executado no seu mp3 player. É porque ele não é constante.
Podemos diminuir essa taxa de bits através de programas e reduzí-la para a taxa que são usadas em rádios: 64kbps. Além de ouvir a música belezinha, dá pra economizar bateria, porque o aparelho não precisa gastar tanto processamento quanto seria para processar uma de 128kbps por exemplo. E imagine todas as músicas do seu mp3 com uma taxa de 64kbps! Seria uma economia e tanto. Dá pra fazer aquela caminhada com o seu mp3 durante uns 3 dias sem precisar recarregar a bateria.

Link para o programa conversor no Baixaki: http://www.baixaki.com.br/download/free-mp3-wma-converter.htm
Se usar o Ubuntu, basta ir em aplicativos, central de programas do Ubuntu e digitar "converter áudio".
É isso!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Vírus no GNU/Linux?


Sempre comenta-se que o sistema baseado no Unix não pega vírus, como todas as distribuições GNU/Linux que temos hoje. Mas, por que motivo isso não acontece? Existem algumas pragas que tentaram infectar o GNU/Linux, mas o sistema de permissões de usuários e grupos impedem a proliferação em massa.

Alguns anti-vírus, até existem, mas nem vale a pena. É como se fosse um simples alarme de possíveis ameaças.

A grande fortaleza do sistema é uma organização de permissões de acessos, leitura e escrita para pastas e arquivos. É muito restrito e apenas o usuário administrador (root) tem o poder de alterar os arquivos de sistema. Portanto, para que uma praga digital dessa funcione, seria necessário logar a conta do administrador e permitir que ele rode. Ou então acessar a internet como administrador, o que é muito improvável no ambiente Unix. Por isso é altamente recomendável que a senha root seja usada o mínimo possível, seja para instalar programas ou alterar configurações de sistema, sempre fazendo backups, porque qualquer alteração indesejada ou por engano, pode ser fatal.
E, como os arquivos dos usuários comuns ficam em uma pasta separada /home, possivelmente apenas esse diretório estaria afetado pelo vírus caso ele executasse algum código malicioso, e isso não afetaria todo o sistema.
Por isso o sistema baseado no Unix é muito usado em servidores pelo alto poder de segurança que possui.