segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Afinal, o que é barramento?


Estava conversando com um amigo esses dias e eu mostrando para ele se um computador que estava sendo anunciado prestava. Daí ele começou a falar sobre as características do PC usando uns termos sobre computador que muitas vezes acaba que passando despercebido. Fiquei curioso, porque com certeza absoluta não vamos aprender tudo, sobre o que estudamos, na faculdade. Ela serve também como um eixo norteador para que facilite o aprendizado e mostre o caminho das pedras como diz um grande amigo. Mas, voltando, fiquei curioso porque eu sei o que é, mas não sei explicar corretamente. Resolvi pesquisar e mostrar aqui no blog o significado dessa estrutura de nosso computadores que influi diretamente no tráfego dos dados, logo, na velocidade e desempenho do nosso bicho eletrônico: O barramento.
Segundo a wikipedia é: é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos. Esses fios estão divididos em três conjuntos:
  • via de dados: onde trafegam os dados;
  • via de endereços: onde trafegam os endereços;
  • via de controle: sinais de controle que sincronizam as duas anteriores.
O desempenho do barramento é medido pela sua largura de banda (quantidade de bits que podem ser transmitidos ao mesmo tempo), geralmente potências de 2:
Basicamente é entendido como a quantidade de dados que podem ser lidos / transmitidos entre os componentes do computador. Então, quanto maior a largura da banda, mais rapidamente os dados serão transportados e comunicados entre o processador, memória e demais periféricos. Possibilitando mais rapidez. Por exemplo o Barramento de memória:
É responsável pela conexão da memória principal ao processador. É um barramento de alta velocidade que varia de micro para micro e atualmente gira em torno de 533MHz a 2000MHz, como nas DDR3.
Portanto, maior atenção na hora de comprar um PC, é bom olhar as características antes de comprar aquele pc com o preço bom demais.. se bem que, hoje, tudo barateia com muita rapidez, mas é bom dar uma conferida!